Na Conferência Lúdica Regional, realizada na EMEF Habib Carlos Kyrillos, em 17/julho/2009, várias ONGs e entidades da região participaram ativamente de debates e oficinas. Os representantes do Elza participaram do grupo nº 11, que tinha como tema de debate o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram pautados o respeito à criança, direitos e deveres e o preconceito nas escolas. Nossas alunas, Joyce Estevão (3º ano do Ciclo II), Lidiane e Mikaely (4º ano do Ciclo II), foram as delegadas eleitas para representar o grupo na plenária e posteriormente na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
terça-feira, 7 de julho de 2009
Prova sobre Meio Ambiente Reprova um Terço dos Alunos Brasileiros
Mais de um terço dos alunos brasileiros têm nível mínimo de conhecimento sobre questões ambientais. Entre 57 nações comparadas, só três (Catar, Quirguistão e Azerbaijão) obtiveram resultados piores. Essas são as conclusões de um estudo divulgado na última terça-feira pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que, de três em três anos, organiza o Pisa, exame internacional que compara o desempenho de jovens de 15 anos em leitura, matemática e ciências. O último exame, aplicado em 2006, teve como foco principal o aprendizado de ciências. O estudo mais recente selecionou, dessa prova, apenas as questões relacionadas à preservação do ambiente, como consequências do aquecimento global, poluição, fontes de energia alternativas, entre outras. No Brasil, 37% dos estudantes ficaram abaixo do nível mais baixo de conhecimento sobre essas questões e apenas 5% ficaram na escala máxima.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Pesquisa aponta que preconceito piora desempenho de alunos
Alunos zombando de outros alunos, de professores ou de funcionários do local onde estudam é, mais do que brincadeira de mau gosto, sinal de pior rendimento escolar. Uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a pedido do Ministério da Educação demonstrou que, quanto mais preconceito e práticas discriminatórias existem em uma escola pública, pior é o desempenho de seus estudantes.
Entre as experiências mais nocivas vividas por esses jovens está o “bullying”, que é a humilhação perante colegas por motivo de intolerância. As consequências na performance estudantil são mais graves quando as vítimas de zombaria são os professores. Entre os alunos, os principais alvos são, respectivamente, negros, pobres e homossexuais. Para chegar a essa associação entre o grau de intolerância e o desempenho escolar, o estudo considerou os resultados da Prova Brasil de 2007, exame de habilidades de português e matemática realizado por quem cursa da 4ª à 8ª série do ensino fundamental da rede pública. A conclusão foi que as escolas com notas mais baixas registraram maior aversão ao que é diferente. Foram entrevistadas 18.600 pessoas, entre alunos, pais, diretores, professores e funcionários de 501 escolas de todo o Brasil. Entre os estudantes, participaram da pesquisa os que cursam a 7ª ou a 8ª série do ensino fundamental, a 3ª ou a 4ª série do ensino médio e o antigo supletivo, o EJA (Educação para Jovens e Adultos). Do total estudantil, 70% têm menos de 20 anos.
Ministério da Saúde diz que o Brasil tem 625 casos confirmados de gripe suína
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que há um total de 625 casos confirmados de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil, a famigerada gripe suína. Até 28 de junho, o Ministério acompanhava 673 casos suspeitos no País. Outros 933 casos foram descartados. Entre os Estados, São Paulo é o que tem mais casos no País: 308. No Rio Grande do Sul são pelo menos 40 casos e a única morte pela doença no Brasil (o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde aponta 76 casos no Estado). Em Santa Catarina são 46 doentes, conforme o Ministério.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
sábado, 13 de junho de 2009
Entre 01 e 05 de junho, educadores e alunos da EMEF Elza Maia reunirão esforços para Comemorar o Dia Mundial de meio Ambiente, tematizando o uso racional e a proteção das fontes de água potável, visto a escola estar em área de mananciais. Transversando as expectativas curriculares do município, o pouco tempo não foi empencilho para o sucesso do projeto. Sucesso que mereceu a criação ou recriação de um espaço para compartilharmos com outros: este blog. Será construído aos poucos com o amor e o auxílio de todos.
Nosso muito obrigado.
Nosso muito obrigado.
Assinar:
Postagens (Atom)